Faq - Cobrança


01) O valor da minha anuidade sofre correções?

Sim, os valores das anuidades são corrigidos mensalmente, conforme tabela emitida pelo COFECI. 

02) Como podemos efetuar o pagamento?

O pagamento pode ser efetuado através de DOC Bancário e, até o vencimento, podem ser pagos em toda Rede Bancária e Lotéricas, após o vencimento, somente no Banrisul. 

03) Qual o procedimento para efetuar o pagamento de taxas ao CRECI-RS?

O pagamento deve ser efetuado à vista e através de DOC Bancário. Até o vencimento, poderá ser pago em toda rede bancária ou em qualquer lotérica, após, somente no Banco do Brasil. 

04) Como faço para transferir meu CRECI para outro Regional?

Preenche-se o Requerimento Pessoa Física na Secretaria Administrativa e, após, efetua o pagamento da anuidade proporcional ao ano vigente e o pagamento da taxa de transferência. Deve ser efetuada a entrega da Cédula de Identidade e da Carteira Profissional. Apresentar o comprovante de residência da outra Região. Em caso de ser responsável por Pessoa Jurídica, deverá apresentar, juntamente, a alteração contratual, com novo responsável técnico e não poderá estar respondendo por Processo Disciplinar. 

05) O que é o exercício simultâneo?

É quando o Corretor é inscrito em dois Regionais, por trabalhar nas duas Regiões (ex: RS e SC) ao mesmo tempo e, neste caso, também deverá efetuar os pagamentos das duas anuidades onde possuem os seus Registros (ex:CRECI-RS e CRECI-SC). 

06) Como faço para cancelar o meu CRECI?

Para cancelar o CRECI tenho que preencher o Requerimento Pessoa Física na Secretaria Administrativa, fazer a devolução da Carteira Profissional e da Cédula de Identidade. Em caso de extravio da(s) carteira(s), o Corretor deverá apresentar o Boletim de Ocorrência Policial. Em caso de ser responsável por Pessoa Jurídica, deverá apresentar, juntamente, a alteração contratual, com novo responsável técnico e não poderá estar respondendo por Processo Disciplinar. Havendo débitos em aberto, não há impedimento de realizar o pedido de cancelamento com a apresentação dos respectivos documentos acima e, havendo interesse em saná-los na via administrativa poderá acertar seus débitos de forma parcelada ou à vista com desconto junto ao departamento de cobrança, evitando com isso a consequente inscrição em dívida ativa dos débitos em aberto até a data do protocolo do pedido de cancelamento. 

07) Como procedo para atualizar meu cadastro?

A alteração no cadastro poderá ser efetuada através do nosso site: www.creci-rs.org.br na página principal; por telefone – telefone (51)3220-1588 com a Secretaria Administrativa; por e-mail; Delegacia mais próxima ou vir pessoalmente até o Conselho Regional (Rua Borges de Medeiros, n° 308 – 15°andar – Porto Alegre/RS). 

08) Como obter o DOC para pagamento?

O DOC poderá ser remetido através de FAX ou e-mail. Podendo, também, ser retirado pessoalmente na sede do CRECI/RS junto ao Departamento de Cobrança ou Delegacias Sub-Regionais. 

09) Poderei cancelar meu CRECI-RS havendo débitos em aberto?

Sim. Os débitos em aberto não impedem que o Corretor efetue o pedido de cancelamento da inscrição junto ao Conselho, porém, os mesmos seguirão pendentes até que sejam totalmente quitados. Ocorre que no momento em que se efetiva o cancelamento, as anuidades e demais taxas deixam de ser geradas, ficando em aberto somente o que foi acumulado até a data. 

10) Qual a diferença entre os acordos realizados na via administrativa e na via judicial?

Na via administrativa, obedecendo às Resoluções do COFECI, o pagamento poderá ser efetuado de forma parcelada, à vista e com possíveis descontos. Na via judicial, o valor deverá ser pago por inteiro e sem flexibilidade na negociação. É sempre importante quitar os débitos junto ao Departamento de Cobrança, a fim de evitar a conseqüente inscrição destes em dívida ativa.

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