Mercado de imóveis tende a melhorar a partir de 2017


19/09/2016 11:50:24

Ex-presidente do Secovi-SP e atual coordenador do Núcleo de Altos Temas (NAT) da entidade, Romeu Chap Chap esteve na noite dessa quinta-feira (15) em Bauru, onde ministrou a palestra de abertura do 2.º Encontro de Advogados com o Mercado Imobiliário, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Bauru. O evento segue nesta sexta-feira (16).

Chap Chap avalia que o momento mais delicado da crise, que afetou fortemente o setor imobiliário, está acabando. “Vivemos uma das maiores crises dos últimos anos e a tendência é que, até o fim do ano, a situação ainda seja difícil. Mas o mercado de imóveis deve melhorar em 2017. Nestes próximos meses, o novo governo, do presidente Michel Temer, deve fazer os ajustes necessários na economia e mandar ao Congresso reformas importantes, o que será necessário para retomar a credibilidade do investidor no País”, argumenta.

De acordo com ele, a crise é reflexo do momento político que o País viveu. “A crise econômica foi resultado de uma crise política. Agora, com o impeachment da ex-presidente Dilma [Rousseff] e a posse definitiva do Temer, a equipe econômica pode trabalhar nas medidas de recuperação da economia. Algumas reformas são necessárias, como no setor previdenciário. Os empresários perderam a confiança e precisam retomá-la para voltarem a investir. Mas acredito que o mercado imobiliário deve melhorar em 2017”, cita.

“As pessoas ficaram com medo de assumir compromissos a longo prazo. Se a economia melhorar, com o nível de emprego melhorando também, as pessoas voltarão a ter confiança de assumir esses compromissos mais longos, no caso dos imóveis”, pondera.

Para comprar

Chap Chap destaca que o momento atual é favorável a quem pretende comprar um imóvel. “Os preços estão bons. Para quem quer investir na compra de um imóvel e tem essa condição, o momento é bom”, complementa.

O atual diretor regional do Secovi-Bauru, Riad Said, concorda com Chap Chap. “O que ele falou é uma realidade. Acreditamos que essa crise possa estar chegando ao final e que as coisas possam melhorar no próximo ano. Bauru deve seguir a tendência nacional”, menciona.

Romeu Chap Chap é autor do livro “Uma vida em construção”, que tem o prefácio do bauruense Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer e ex-ministro da Infraestrutura, nos anos 90. Ele também foi um dos entusiastas da criação da Regional do Secovi em Bauru.

O evento

O 2.º Encontro de Advogados com o Mercado Imobiliário começou nessa quinta-feira (15) à noite e segue hoje, das 9h às 18h, na Subseção Bauru da OAB (avenida Nações Unidas, 30-30). A inscrição ainda pode ser feita, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral.

Olivar Vitale, advogado e membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP e do SindusCon-SP, será expositor da palestra “Contratos imobiliários e distratos de imóveis”. Jaques Bushatsky, também membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP e integrante da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-SP, marca presença com a palestra “Contrato de locação – o mito da dificuldade na locação residencial”.

O encontro contará também com a presença prefeito Rodrigo Agostinho e do promotor de Justiça e curador da Habitação e Urbanismo de Bauru, Henrique Ribeiro Varonez, debatendo a importância do Estatuto das Cidades, do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento para as incorporações imobiliárias e também loteamentos.


Próxima notícia


Outras noticias



Acesso rápido