Conselho participa de atividade alusiva ao Dia do Consumidor


21/03/2018 17:31:14

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Municipal de Porto Alegre, em parceria com o Procon Estadual, realizou na quinta-feira (15) um evento alusivo à data para os consumidores de todo o Rio Grande do Sul. O CRECI-RS participou das atividades, no Largo Glênio Peres, com atendimento ao público sobre o trabalho do conselho, bem como, esclarecimentos de questões pontuais de negócios no mercado imobiliário.

Fernando Almeida Rodrigues e Luiz Carlos Mattos (coordenador do conselho fiscal), ambos conselheiros da gestão 2016/2018 que representam o CRECI-RS no Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Porto Alegre (CONDECON), estavam presentes para reforçar a parceria da instituição nas iniciativas e projetos que buscam a ética e profissionalismo em todos os serviços prestados à sociedade. Em relação ao mercado imobiliário, o conselho trabalha intensamente no combate ao exercício ilegal da profissão para que o consumidor possa realizar negócios no mercado imobiliário por meio de profissionais devidamente habilitados, evitando transtornos e proporcionando segurança jurídica no processo de compra, venda ou locação de imóvel.

De acordo com o balanço divulgado pelo Procon de Porto Alegre, 1.123 (um mil cento e vinte e três) consumidores de várias cidades foram atendidos no período das 8h até o final da tarde. A diretora executiva do Procon da Capital, Sophia Martini Vial, ressaltou que, mesmo com chuva, o número de atendimentos foi expressivo e que esta deve ser uma ação permanente.

O departamento de fiscalização do CRECI-RS foi destaque em 2017, com o 3º lugar no ranking nacional de desempenho realizado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) referente ao trabalho no ano de 2016. No período avaliado pela Diretoria Nacional de Fiscalização (DINAF), o departamento gaúcho realizou 3.483 (três mil quatrocentos e oitenta e três) autuções por exercício ilegal da profissão. O total de diligências realizadas pelo setor foi de 7.457 (sete mil quatrocentos e cinquenta e sete).

A Comissão de Atendimento ao Consumidor no Mercado Imobiliário (CRECICON), que tem a finalidade de atender as reclamações ou dúvidas da comunidade, buscando soluções imediatas e objetivas aos problemas reportados ao conselho, atendeu 67 (sessenta e sete) processos referente as denúncias protoladas no departamento de fiscalização, em 2017. A comissão teve êxito em 24 (vinte e quatro) processos onde houve conciliação entre as partes. Quando não há conciliação na CRECICON os processos seguem tramitações administrativas no departamento jurídico do CRECI-RS para avaliar a conduta ética do profissional, por meio da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional (CEFISP).

Durante a atividade no Centro Histórico a população também pode sanar dúvidas e contar com os serviços da Defensoria Pública, Agência Nacional do Petróleo, Delegacia do Consumidor, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Sindióptica, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além das operadoras de telefonia TIM, Claro e Vivo.

 

A Ouvidoria do CRECI-RS disponibiliza atendimento on-line em: https://goo.gl/NMWJrY

Contatos: 0800-600-1588 ou (51)3013-5641.

E-mail: ouvidoria@creci-rs.gov.br


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