Bem Vindo ao Site do CRECI/RS. Precisando de Ajuda? Clique Aqui!

Atendimento CRECI•RS


Por que Canadá decidiu proibir compra de imóveis por estrangeiros?


13/04/2022 17:01:53

A medida, segundo Trudeau, é uma tentativa de estabilizar os preços no mercado imobiliário no país, que enfrenta um dos maiores problemas de acesso à moradia do mundo. A proibição exime os estrangeiros que têm residência permanente no país e estudantes e trabalhadores vindos de outros países.

Apenas no último ano, os preços subiram mais de 20%, elevando o valor médio de venda dos imóveis a 817 mil dólares canadenses (US$ 650 mil ou mais de R$ 3 milhões), o equivalente a mais de nove vezes a renda média anual das famílias.

Especialistas avaliam, contudo, que a proibição não chega a ser uma solução decisiva para o problema, e que o país também precisa de iniciativas para aumentar a oferta de imóveis.

Os dados sobre compra e venda de imóveis no Canadá são limitados, mas as informações disponíveis indicam que os estrangeiros respondem por uma fração pequena do mercado.

"Não creio que terá um impacto significativo", avalia Ben Myers, presidente da consultoria Bullpenn Research & Consulting em Toronto. Segundo ele, os estrangeiros representaram apenas 1% das aquisições de imóveis no país em 2020, ante 9% em 2015 e 2016.

"É um número bem baixo e, sejamos realistas, as pessoas que realmente quiserem comprar... encontrarão maneiras alternativas de fazê-lo."

O analista atribui o custo elevado dos imóveis no país a um forte crescimento da população combinado à escassez de oferta, esta em parte um reflexo das regras que restringem a expansão do mercado imobiliário.

 

Laia mais em G1.COM


Próxima notícia


Outras noticias



Acesso rápido